Este Blog serve como extensão da sala de aula para as minhas turmas de Teoria Musical Aplicada do Curso Técnico do Conservatório Pernambucano de Música. Aqui vocês encontrarão exercícios, desafios, livros, músicas para download e muito mais. Espero que gostem e me ajudem a construir um espaço cada vez melhor. Um abraço para todos. Bruno César Souza
domingo, 13 de fevereiro de 2011
Teoria Aplicada I - Cadências Harmônicas
TEORIAS APLICADAS I E II - CONTEÚDO PROGRAMÁTICO
HABILITAÇÃO: REGÊNCIA | AUTORIZAÇÃO | |||
DISCIPLINA: Teoria Aplicada I e II | Lei nº. 9394/96 - Art. 42 | |||
CARGA HORÁRIA TOTAL | C. H. SEMANAL | Lei nº. 11.741/08 | ||
Total: 144 h | Teórica: 72 h | Prática: 72 h | 04 | Resolução CNE / CEB nº. 04/99 |
EIXO TECNOLÓGICO: PRODUÇÃO CULTURAL E DESIGN - MÚSICA | Resolução CEE-PE nº. 01/05 | |||
Parecer CNE / CEB nº. 16/99 | ||||
Ementa
Estudo da Teoria Musical associado ao processo de emissão, audição e criação.
Competências
- Perceber, identificar, escrever, formar e cantar intervalos melódicos aumentados e diminutos.
- Perceber, identificar, escrever e realizar trechos rítmicos com síncopes e contratempos estudados no período.
- Realizar trechos rítmicos com quintinas e septinas.
- Realizar trechos rítmicos com polirritmia.
- Perceber, identificar, escrever e cantar as escalas pentatônicas.
- Escrever as escalas de tons inteiros e octatônica;
- Reconhecer os princípios da notação não tradicional;
- Compreender as técnicas de elementos rítmicos, melódicos, harmônicos e texturais aplicados às diversas criações musicais.
- Estabelecer as relações dos componentes básicos da leitura na execução;
- Utilizar os elementos e conhecimentos de leitura à primeira vista, improvisação, transposição e acompanhamento no momento da realização musical;
- Ler e interpretar os signos gráficos musicais;
Conteúdo Programático
Teoria Aplicada I
TEORIA
· Série harmônica;
· Cadências harmônicas;
· Acordes de cinco sons: estrutura, inversões e cifrado;
· Notas melódicas: nota de passagem, bordadura, apogiatura, retardo, antecipação;
suspensão; escapada e pedal;
· Seqüência harmônica: conceitos. Análise de exemplos da literatura musical. Ritmo harmônico;
· Acordes alterados: Dominante secundária; Sensível Secundária; Tríade aumentada com função de dominante.
PERCEPÇÃO
· Melodias tonais;
· Melodias tonais (com cromatismo);
· Percepção harmônica tonal;
· Percepção harmônica tonal com dominantes secundárias;
· Percepção rítmica e melódica utilizando trechos com síncopes e contratempos, bem como quiálteras (3:2) em compassos simples.
LEITURA
· Melodias tonais;
· Melodias tonais (com cromatismos);
· Melodias com intervalos aumentados e diminutos;
· Leituras rítmicas com síncopes, contratempos e quiálteras (3:2) estudadas no período.
Teoria Aplicada II
TEORIA
· Acordes de seis e sete sons: estrutura, inversões e cifrado;
· Modulação para tons vizinhos;
· Escalas: pentatônicas, de tons inteiros e octatônica;
· Compassos mistos e alternados;
· Quiálteras: quintinas e septinas;
· Acordes alterados: Sexta napolitana; Sexta aumentada: alemão, italiano e francês; Acorde de empréstimo modal;
· Notação moderna.
PERCEPÇÃO
· Melodias pentatônicas;
· Melodias modulantes;
· Percepção a 2 vozes de melodias tonais.
LEITURA
· Melodias pentatônicas;
· Trechos rítmicos com polirritmia;
· Trechos rítmicos e melodias com compassos mistos e alternados
Bibliografia
- BOHUMIL MÉD – Curso de Teoria Musical
- ROBERT OTTMAN – Sightsinging – Volumes I e II
- BRUCE BENWARD – Sightsinging
- ROBERT STARER - Rhythmic
quarta-feira, 9 de fevereiro de 2011
Sejam Bem Vindos
Prezados Alunos,