HABILITAÇÃO: REGÊNCIA | AUTORIZAÇÃO | |||
DISCIPLINA: Teoria Aplicada I e II | Lei nº. 9394/96 - Art. 42 | |||
CARGA HORÁRIA TOTAL | C. H. SEMANAL | Lei nº. 11.741/08 | ||
Total: 144 h | Teórica: 72 h | Prática: 72 h | 04 | Resolução CNE / CEB nº. 04/99 |
EIXO TECNOLÓGICO: PRODUÇÃO CULTURAL E DESIGN - MÚSICA | Resolução CEE-PE nº. 01/05 | |||
Parecer CNE / CEB nº. 16/99 | ||||
Ementa
Estudo da Teoria Musical associado ao processo de emissão, audição e criação.
Competências
- Perceber, identificar, escrever, formar e cantar intervalos melódicos aumentados e diminutos.
- Perceber, identificar, escrever e realizar trechos rítmicos com síncopes e contratempos estudados no período.
- Realizar trechos rítmicos com quintinas e septinas.
- Realizar trechos rítmicos com polirritmia.
- Perceber, identificar, escrever e cantar as escalas pentatônicas.
- Escrever as escalas de tons inteiros e octatônica;
- Reconhecer os princípios da notação não tradicional;
- Compreender as técnicas de elementos rítmicos, melódicos, harmônicos e texturais aplicados às diversas criações musicais.
- Estabelecer as relações dos componentes básicos da leitura na execução;
- Utilizar os elementos e conhecimentos de leitura à primeira vista, improvisação, transposição e acompanhamento no momento da realização musical;
- Ler e interpretar os signos gráficos musicais;
Conteúdo Programático
Teoria Aplicada I
TEORIA
· Série harmônica;
· Cadências harmônicas;
· Acordes de cinco sons: estrutura, inversões e cifrado;
· Notas melódicas: nota de passagem, bordadura, apogiatura, retardo, antecipação;
suspensão; escapada e pedal;
· Seqüência harmônica: conceitos. Análise de exemplos da literatura musical. Ritmo harmônico;
· Acordes alterados: Dominante secundária; Sensível Secundária; Tríade aumentada com função de dominante.
PERCEPÇÃO
· Melodias tonais;
· Melodias tonais (com cromatismo);
· Percepção harmônica tonal;
· Percepção harmônica tonal com dominantes secundárias;
· Percepção rítmica e melódica utilizando trechos com síncopes e contratempos, bem como quiálteras (3:2) em compassos simples.
LEITURA
· Melodias tonais;
· Melodias tonais (com cromatismos);
· Melodias com intervalos aumentados e diminutos;
· Leituras rítmicas com síncopes, contratempos e quiálteras (3:2) estudadas no período.
Teoria Aplicada II
TEORIA
· Acordes de seis e sete sons: estrutura, inversões e cifrado;
· Modulação para tons vizinhos;
· Escalas: pentatônicas, de tons inteiros e octatônica;
· Compassos mistos e alternados;
· Quiálteras: quintinas e septinas;
· Acordes alterados: Sexta napolitana; Sexta aumentada: alemão, italiano e francês; Acorde de empréstimo modal;
· Notação moderna.
PERCEPÇÃO
· Melodias pentatônicas;
· Melodias modulantes;
· Percepção a 2 vozes de melodias tonais.
LEITURA
· Melodias pentatônicas;
· Trechos rítmicos com polirritmia;
· Trechos rítmicos e melodias com compassos mistos e alternados
Bibliografia
- BOHUMIL MÉD – Curso de Teoria Musical
- ROBERT OTTMAN – Sightsinging – Volumes I e II
- BRUCE BENWARD – Sightsinging
- ROBERT STARER - Rhythmic
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