domingo, 13 de fevereiro de 2011

TEORIAS APLICADAS I E II - CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

Prezados alunos, segue o conteúdo programático para o semestre.
Abração.
Bruno César


HABILITAÇÃO: REGÊNCIA

AUTORIZAÇÃO

DISCIPLINA: Teoria Aplicada I e II

Lei nº. 9394/96 - Art. 42

CARGA HORÁRIA

TOTAL

C. H. SEMANAL

Lei nº. 11.741/08

Total: 144 h

Teórica: 72 h

Prática: 72 h

04

Resolução CNE / CEB nº. 04/99

EIXO TECNOLÓGICO: PRODUÇÃO CULTURAL E DESIGN - MÚSICA

Resolução CEE-PE nº. 01/05

Parecer CNE / CEB nº. 16/99

Ementa

Estudo da Teoria Musical associado ao processo de emissão, audição e criação.

Competências

  • Perceber, identificar, escrever, formar e cantar intervalos melódicos aumentados e diminutos.
  • Perceber, identificar, escrever e realizar trechos rítmicos com síncopes e contratempos estudados no período.
  • Realizar trechos rítmicos com quintinas e septinas.
  • Realizar trechos rítmicos com polirritmia.
  • Perceber, identificar, escrever e cantar as escalas pentatônicas.
  • Escrever as escalas de tons inteiros e octatônica;
  • Reconhecer os princípios da notação não tradicional;
  • Compreender as técnicas de elementos rítmicos, melódicos, harmônicos e texturais aplicados às diversas criações musicais.
  • Estabelecer as relações dos componentes básicos da leitura na execução;
  • Utilizar os elementos e conhecimentos de leitura à primeira vista, improvisação, transposição e acompanhamento no momento da realização musical;
  • Ler e interpretar os signos gráficos musicais;

Conteúdo Programático

Teoria Aplicada I

TEORIA

· Série harmônica;

· Cadências harmônicas;

· Acordes de cinco sons: estrutura, inversões e cifrado;

· Notas melódicas: nota de passagem, bordadura, apogiatura, retardo, antecipação;

suspensão; escapada e pedal;

· Seqüência harmônica: conceitos. Análise de exemplos da literatura musical. Ritmo harmônico;

· Acordes alterados: Dominante secundária; Sensível Secundária; Tríade aumentada com função de dominante.

PERCEPÇÃO

· Melodias tonais;

· Melodias tonais (com cromatismo);

· Percepção harmônica tonal;

· Percepção harmônica tonal com dominantes secundárias;

· Percepção rítmica e melódica utilizando trechos com síncopes e contratempos, bem como quiálteras (3:2) em compassos simples.

LEITURA

· Melodias tonais;

· Melodias tonais (com cromatismos);

· Melodias com intervalos aumentados e diminutos;

· Leituras rítmicas com síncopes, contratempos e quiálteras (3:2) estudadas no período.

Teoria Aplicada II

TEORIA

· Acordes de seis e sete sons: estrutura, inversões e cifrado;

· Modulação para tons vizinhos;

· Escalas: pentatônicas, de tons inteiros e octatônica;

· Compassos mistos e alternados;

· Quiálteras: quintinas e septinas;

· Acordes alterados: Sexta napolitana; Sexta aumentada: alemão, italiano e francês; Acorde de empréstimo modal;

· Notação moderna.

PERCEPÇÃO

· Melodias pentatônicas;

· Melodias modulantes;

· Percepção a 2 vozes de melodias tonais.

LEITURA

· Melodias pentatônicas;

· Trechos rítmicos com polirritmia;

· Trechos rítmicos e melodias com compassos mistos e alternados

Bibliografia

  1. BOHUMIL MÉD – Curso de Teoria Musical
  2. ROBERT OTTMAN – Sightsinging – Volumes I e II
  3. BRUCE BENWARD – Sightsinging
  4. ROBERT STARER - Rhythmic

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